Home Comportamento Atitude Milhares de ciclistas formam bicicleta humana gigante no México
Milhares de ciclistas formam bicicleta humana gigante no México
0

Milhares de ciclistas formam bicicleta humana gigante no México

Mais de três mil ciclistas se juntaram na Cidade do México para fazer bike gigante que faz parte das celebrações do Dia Mundial da Bicicleta. A ação visou chamar a atenção para o problema do transporte urbano na capital mexicana que cada vez vê mais congestionamentos e poluição do ar.

0
0

O Dia Mundial da Bicicleta é só no dia 19 de abril, mas no México as celebrações já começaram. No último domingo (10), a principal praça da capital do país recebeu milhares de ciclistas que formaram uma enorme bicicleta humana.

Cerca de três mil pessoas foram até a Praça da Constituição (que também é conhecida como Praça de Zócalo), a mesma que abriga o palácio da presidência mexicana, a Prefeitura e a Catedral Metropolitana, e deram um show de organização e engajamento pela causa das bicicletas. O evento contou com praticamente o triplo de pessoas que o realizado em 2014.

O objetivo da intervenção foi fomentar o uso da bicicleta no México, principalmente na capital. Com mais de 20 milhões de habitantes na sua região metropolitana, a cidade enfrenta graves problemas no transporte urbano, como grandes engarrafamentos, e nos níveis de poluição do ar, que tiveram grande aumento nos últimos anos.

A Cidade do México passou a se importar mais com a situação do transporte cicloviário em 2010, quando lançou o EcoBici, o segundo maior programa de partilha de bicicletas da América do Norte. Em setembro de 2013, 276 estações totalmente automáticas e 300 metros distantes umas das outras já haviam sido instaladas na cidade.

Foto em destaque: ALFREDO ESTRELLA / AFP