Home Comportamento Cultura 19 curiosidades sobre a bicicleta que você não deve saber
19 curiosidades sobre a bicicleta que você não deve saber
0

19 curiosidades sobre a bicicleta que você não deve saber

A origem do nome, a pedalada mais rápida, a maior da história… Conheça casos e fatos que nem todo mundo sabe sobre o universo da bicicleta.

0
0
  1. A palavra bicicleta é de origem francesa. O termo biciclette começou a ser utilizado na França no início dos anos 60.
  2. Pedalar é uma das formas mais eficientes de se locomover. A energia necessária para andar de bicicleta em uma velocidade baixa e média é mais ou menos igual a utilizada para caminhar.
  3. Em todo o mundo existem cerca de 1 bilhão de bicicletas. É o dobro do número de veículos motorizados. Contudo, os investimentos geralmente favorecem os carros.
  4. No mesmo espaço de um veículo motorizados cabem de 6 a 20 bicicletas.
  5. A maior bicicleta tandem já construída comportava 35 pessoas e possuía 20 metros.
    curiosidades-tandem
  6. O custo de manutenção de uma bicicleta é 20 vezes menor que o de um veículo automotor.
  7. Estudos indicam que, ao triplicar o número de ciclistas nas ruas, a porcentagem de acidentes entre bicicletas e carros cai pela metade.
  8. Ao contrário do que muitos motoristas acreditam, o boom da pavimentação de ruas aconteceu devido às bicicletas.
  9. A empresa de entregas UPS foi fundada em 1907 por James Casey e começou suas operações com apenas 100 dólares e uma bicicleta.
  10. Na Holanda existem mais bicicletas do que pessoas e todos os anos são retirados dos fundos dos canais de Amsterdã entre 12 e 15 mil bikes.

  11. Uma comunidade amiga da bicicleta é boa para todos. Estudos em diferentes cidades do mundo têm demonstrado que em zonas nas quais se deram prioridades a pedestres e ciclistas o comércio melhorou suas vendas, as ruas se tornaram mais seguras, os valores dos imóveis aumentaram e foi constatada uma melhora  na forma física e nos níveis de convivência da população desses locais.
  12. A grande maioria das bicicletas pode se manter em equilíbrio por si só a partir de uma velocidade de 13 km/h.
  13. Amsterdam é uma das cidades mais amigáveis com bicicletas e possui aproximadamente 400km de ciclovias.
  14. Os pneus usados hoje na grande maioria das bicicletas modernas surgiram no final do século XIX.
    curiosidades-pneus
  15. Estima-se que em 2007 cerca de 130 milhões de bicicletas foram fabricadas em todo o mundo. Isso é mais que o dobro dos carros produzidos naquele ano, que foi 52 milhões.
  16. O recorde de velocidade atingida por uma bicicleta é 268 km/h e pertence a Fred Rompelberg. Ele pedalou a essa velocidade graças a um dragster especialmente projetado que o impulsionou. Esse recorde foi quebrado quando Fred tinha 50 anos de idade.
    curiosidades-fred
  17. Mais da metade de todas as partes que compõem uma bicicleta estão na corrente. Cada elo da corrente é constituído por 8 partes.
  18. Gary Fisher e Charlie Kelly fundaram a MountainBikes em 1979, a primeira empresa especializada na fabricação de bicicletas de montanha.
  19. Nos países em que se tornou necessário o uso obrigatório de capacete o número de ciclistas diminuiu. No caso da Austrália a diminuição observada foi de 30% na década de 90.

Via