Home Comportamento Cultura Dinamarca dá aula sobre ciclismo urbano em sua “Casa Olímpica” na Rio 2016
Dinamarca dá aula sobre ciclismo urbano em sua “Casa Olímpica” na Rio 2016
0

Dinamarca dá aula sobre ciclismo urbano em sua “Casa Olímpica” na Rio 2016

País escandinavo trouxe um pouco da sua cultura para o Rio de Janeiro para o período dos Jogos Olímpicos. Atrações oferecidas são gratuitas para o público que estiver na cidade.

0
0

Para o período dos Jogos Olímpicos, alguns países criaram espaços para compartilhar suas culturas e reunir torcedores no Rio de Janeiro. Conhecidos como “Casas Olímpicas”, estes espaços oferecem, gratuitamente, gastronomia, exposições, shows, práticas esportivas, oficinas e muito mais. Para quem estiver na Cidade Maravilhosa, fica a dica: visite a Casa da Dinamarca!

Expositora da Casa Dinamarca com crianças montando bicicleta de mandeira e a Praia de Ipanema ao fundo.
Foto: Francisco Alves de Souza / VisitDenmark

O espaço dinamarquês conta com uma variedade de bicicletas expostas que inclui modelos especiais para crianças do jardim de infância, para fazer comprar em supermercados, para conduzir idosos de asilos em passeios pela cidade ou parques, e até bikes que produzem energia elétrica e conseguem carregar o celular do ciclista.

A Casa da Dinamarca está instalada na Praia de Ipanema, pertinho do Posto 10, e funcionará até o dia 21 de agosto, quando terminam os Jogos Olímpicos. A ideia do pavilhão é mostrar que a bicicleta pode substituir os carros, com vantagens não só para o meio ambiente, como também para a qualidade de vida das pessoas que vivem em cidades.

Bicicleta feita com Lego na Casa Dinamarca
Foto: Francisco Alves de Souza / VisitDenmark

Tem que fazer uma transformação de mentalidade, deixar o carro e mudar para outro sistema. Na questão da sustentabilidade, a Dinamarca tem destaque em várias áreas, como na produção de energia eólica e solar, e na concepção de cidades sustentáveis pensadas em favor dos seus cidadãos, e isso inclui o ciclismo integrado. Onde tem carro, também tem ciclovia, inclusive nas rodovias, explicou Brunno César Galvão Fischer, relações públicas da Casa da Dinamarca na Rio 2016, à Agência Brasil.

Crianças montando uma bicicleta de madeira
Foto: Francisco Alves de Souza / VisitDenmark

O país escandinavo é um verdadeiro exemplo quando o assunto é mobilidade urbana sobre duas rodas. As bicicletas têm semáforos próprios e pontes específicas, e nove em cada dez dinamarqueses dão preferência às pedaladas em detrimento dos carros. Mais da metade da população nacional vai ao trabalho diariamente pedalando.

E o engajamento pelo ciclismo vai além da infraestrutura fornecida. O assunto é até disciplina escolar! A partir dos três anos de idade, as crianças ganham uma espécie de carteira de motorista para bicicletas e recebem aulas nas escolas sobre o tema e tudo que o envolve.

Dá para perceber como estamos longe deles neste aspecto da sociedade, né? Então aproveite a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre outra cultura e aprender sobre aquilo que já funciona em outros lugares e pode ser trazido para o Brasil.

Rapaz segura pequeno quadro negro escrito em inglês "Juntos nós faremos a diferença"
Foto: Francisco Alves de Souza / VisitDenmark