Home Comportamento Cultura Nas montanhas italianas com os melhores ciclistas do mundo
Nas montanhas italianas com os melhores ciclistas do mundo
1

Nas montanhas italianas com os melhores ciclistas do mundo

A 14ª etapa agitou a pacata Alpago e Mobikers foi ver de pertinho como o Giro d’Italia mexe com os italianos e os apaixonados pelo ciclismo.

0
1

No dia 21 de junho aconteceu a 14ª etapa do Giro d’Italia e estivemos presentes para conferir a festa que os italianos fazem entorno do evento. Localizada no norte do país, bem próxima às lindas montanhas Dolomitas, a pequena cidade de Alpago foi o palco da largada. Parecia que todos os seus 7 mil habitantes estavam nas ruas para acompanhar os melhores ciclistas do mundo em ação.

giro-ditalia-alpargo-4301

Muitas casas estavam enfeitadas com bicicletas, fitas e balões rosas, que é a cor oficial da competição, e seus moradores acomodavam-se nos jardins e nas calçadas aguardando a passagem dos ciclistas. Fãs do esporte de outras cidades próximas, ou até de países vizinhos como a Áustria, também estavam presentes. Para já entrar no clima, muitos deles fizeram o percurso até o local pedalando.

giro-ditalia-alpargo-4543

giro-ditalia-alpargo-4322

A hora da largada foi bem emocionante, com o público saudando e incentivando os corredores que passavam pelas ruas do centro da cidade.

giro-ditalia-alpargo-4364

giro-ditalia-alpargo-4373

giro-ditalia-alpargo-4476

Logo atrás deles passaram os carros de apoio das equipes, ambulâncias, policiais e de equipes de comunicação.

giro-ditalia-alpargo-4489

Depois a festa continuou pelas ruas do centro. A música ambiente vinha de um spinning ao livre bem animado.

giro-ditalia-alpargo-4500

giro-ditalia-alpargo-4501

Os moradores e empresas locais criaram um ambiente festivo oferecendo almoço gratuito aos visitantes e muitas informações sobre atividades locais. Produtores de vinhos, queijos e sorvetes da região ofereciam seus produtos para degustação. Além de ver o ciclismo no seu escalão máximo, ainda deu para comer e beber algumas delícias sem gastar um euro sequer =D

giro-ditalia-alpargo-4521

giro-ditalia-alpargo-4530

A etapa de 210 km levou mais de seis horas para ser completada e, depois de muitas pedaladas pelas montanhas da região, o colombiano Esteban Chavez terminou na frente. O segundo colocado foi o holandês Steven Kruijswijk, que assumiu a ponta na classificação geral e agora é o dono da Maglia Rosa.

Neste domingo (22) tem mais Giro d’Italia. A 15ª das vinte e uma etapas da competição terá apenas 10,85 km de extensão e partirá de Castelrotto, perto da divisa da Itália com Liechtenstein e Áustria.

Imagens: Bruno Frank

Esse artigo é um oferecimento de André Rovani Assessoria em Cidadania Italiana