Home Comportamento Cultura O maior festival de bicicletas do país está rolando AGORA em SP
0

O maior festival de bicicletas do país está rolando AGORA em SP

Entre os dias 26 e 29 de maio a cidade sedia o maior encontro sobre o ciclismo e a sua relação com a mobilidade urbana. Chamado de Bicicultura, o evento rola em alguns pontos da capital. Confira a programação!

0
0

Se você não foi para a praia (até mesmo porque o tempo não está muito para isso) e ficou em São Paulo neste feriadão de Corpus Christi, a grande dica para estes dias é o Bicicultura. O festival é considerado o maior do Brasil quando o assunto é bicicleta e ciclomobilidade e começou nesta quinta-feira (26). Se você não sabia, não se preocupe, ainda dá tempo de participar de muita coisa legal. O evento rola na capital paulista até o domingo (29)!

Os quatro dias estão recheados com uma programação intensa de palestras, painéis com especialistas, debates, oficinas, exposições de fotografias, exibição de filmes e documentários e, claro, atividades ao ar livre para fazer com a sua magrela. Tudo está marcado para rolar principalmente na região central de São Paulo, entre a Praça das Artes, a Galeria Olido e o Teatro Municipal.

Grande responsável pelo maior participação da bicicleta no cenário paulistano, o prefeito Fernando Haddad participou da abertura do Bicicultura. Segundo a Prefeitura, a reforma viária entre 2014 e 2015 resultou em um crescimento de 66% no número de ciclistas pelas ruas da cidade e em uma redução de 34% no número de mortes por acidentes envolvendo bikes. Hoje em dia São Paulo conta com 414,5 km de vias específicas para ciclistas.

“O nosso sistema viário era um latifúndio improdutivo que gerava morte e exclusão. Nós estamos fazendo uma reforma viária e estabelecendo democraticamente o que cabe a cada um. E as pessoas podem ser ao mesmo tempo ciclistas, pedestres, usuários de transporte individual e coletivo. Quando você regulamenta o uso do espaço viário, a convivência se facilita”, explicou Haddad durante cerimônia de abertura do festival.

A União de Ciclistas do Brasil (UCB), a Ciclocidade, o Instituto CicloBr e o Instituto Aromeiazero são os principais idealizadores do evento que veio para ficar.

Curtiu a ideia? Então dá uma olhada na programação completa e pedale para lá!

Quinta (26/5) – Programação internaProgramação externa 1 e Programação externa 2

Sexta (27/5) – Programação internaProgramação externa 1 e Programação externa 2

Sábado (28/5) – Programação internaProgramação externa 1 e Programação externa 2

Domingo (29/5) – Programação internaProgramação externa 1 e Programação externa 2