Home Comportamento Cultura Tour de France muda cidade da largada para 2020
Tour de France muda cidade da largada para 2020
0

Tour de France muda cidade da largada para 2020

Competição mais famosa do mundo do ciclismo terá início na cidade de Nice pela segunda vez na história.

0
0

Originada em 1903, a Volta da França pode ser considerada a prova mais tradicional do ciclismo de alto rendimento no mundo. Mas, apesar do nome, seu longo trajeto não se localiza apenas no território francês e invade também outros países como Alemanha, Holanda e Bélgica, por exemplo. Outra curiosidade é o ponto de largada, que é alterado periodicamente.

Enquanto em 2019 a competição terá suas primeiras pedaladas na cidade belga de Bruxelas, no ano seguinte tudo começará em Nice, na França. O anúncio foi feito por Christian Prudhomme, diretor da prova, e pelo presidente da câmara da cidade francês Christian Estrossi.

Com a divulgação da escolha de “cidade-sede”, o Tour consolida sua recente prática de fazer rodízios entre de locais das largadas. A ideia é manter intercaladas cidades francesas e estrangeiras.

Nice já sediou a primeira etapa da corrida em 1981, quando o francês Bernard Hinault foi o grande campeão. Na época, as provas seguiam o sentido dos ponteiros do relógio, tendo os primeiros dias de competição de montanha nos Pirineus e os últimos no Alpes.


Foto: Josh Hallett – Winter Haven, FL, USA (Bradley Wiggins – 2012 Tour de France) [CC BY-SA 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons