Home Comportamento Cultura Vem aí o Giro d’Italia, uma das três principais competições do ciclismo mundial
Vem aí o Giro d’Italia, uma das três principais competições do ciclismo mundial
0

Vem aí o Giro d’Italia, uma das três principais competições do ciclismo mundial

Uma das três principais provas do ciclismo mundial ao lado do Tour de France e da Volta da Espanha, o Giro d’Italia 2016 começa no próximo dia 6 de maio. Serão 23 dias e 21 etapas disputadas para saber quem ficará com a tradicional e cobiçada camisa rosa. Vincenzo Nibali, Fabio Aru, Mikel Landa e Alejandro Valverde aparecem como principais favoritos.

0
0

Na próxima sexta-feira (06/05) começa uma das principais provas do ciclismo mundial, o Giro d’Italia. A competição chega a sua 99ª edição e, ao lado do Tour de France e da Volta da Espanha, forma o Grand Tour europeu mais conhecido do esporte. Apesar do nome, a competição não se restringe ao território italiano e a largada será dada Apeldoorn, na Holanda.

giro-italia-pelotao

Ao longo de 23 dias, serão 21 etapas realizadas e cerca de 3400 quilômetros percorridos para saber quem estará com a tradicional camisa rosa (maglia rosa) no dia 29 de maio. Assim como a famosa camiseta amarela que é vestida pelo líder do Tour de France, na prova italiana a cor rosa identifica o líder da classificação geral.

giro-italia-camisas
Camisas para os primeiros colocados. Rosa: classificação geral. Azul: etapa de montanha. Vermelha: pontos. Branca: primeiro entre os jovens.

Mas por que rosa? Criado em 1909, o Giro d’Itália foi proposto pela principal publicação esportiva italiana, a Gazzetta Dello Sport. Tradicionalmente impresso em papel cor de rosa, o jornal usou a cor para unir as duas coisas, fomentando o ciclismo e aumentando a circulação do noticiário pelo país. Entre 1945 e 1951 também foi utilizada a camisa negra para o último colocado da classificação geral.

giro-italia-gazzeta-dello-sport
Capa da edição de 24 de agosto de 1908, quando o jornal anunciou o 1º Giro D’Italia para a primavera do ano seguinte.

A competição é marcada pelas belas paisagens e pela variedade de terrenos que os ciclistas precisam enfrentar, desde grandes planícies até subidas de montanhas duríssimas. Neste ano, a largada será no estilo “contra-relógio” e, depois de três etapas na Holanda, começará a subida pela “bota” a partir do sul da Itália, mais precisamente pela região da Calábria. Pelo caminho, os atletas enfrentarão duras subidas nos Apeninos, nas Dolomitas e, por último, nos Alpes. Antes da linha de chegada em Turim, duas etapas serão realizadas em solo francês.

giro-italia-rota

Para ficar de olho

Sem os últimos dois campeões, Alberto Contador (Espanha) e Nairo Quintana (Colômbia), que estão focados na preparação para a disputa do Tour de France, em julho, os nomes mais cotados para a ponta da classificação geral são dos italianos Vincenzo Nibali, vencedor em 2013, e Fabio Aru. Os espanhóis Mikel Landa e Alejandro Valverde também aparecem entre os favoritos.

giro-italia-favoritos-2

 

Onde assistir?

A ESPN é a emissora que mais abre espaço para o ciclismo na sua programação. As três principais provas mundiais da categoria, entre outras, estão no canal. Neste ano, as etapas serão transmitidas pela ESPN+ e também pelo WatchESPN, plataforma que permite assistir aos canais ESPN em seu computador, celular ou tablet em qualquer hora e lugar.

Foto em destaque: Giro d’Italia 1989 / Massimo Nicolodi

Esse artigo é um oferecimento de André Rovani Assessoria em Cidadania Italiana