Home Design “Beija-flor de rodas” é lançada como a bike dobrável mais leve do mundo
“Beija-flor de rodas” é lançada como a bike dobrável mais leve do mundo

“Beija-flor de rodas” é lançada como a bike dobrável mais leve do mundo

Já existe bicicleta mais leve que muita mochila que carregam nas costas por aí

0
0

Uma das principais razões de se utilizar uma bicicleta dobrável é poder dobrá-la e carregá-la com facilidade quando utilizamos ônibus e trens. Esse último aspecto, o de carregar, era um detalhe que há algum tempo vinha deixando a desejar. Isso porque ainda faltava um modelo em tamanho convencional, mas que não pesasse tanto. Foi partindo justamente dessa ideia que uma startup inglesa lançou um projeto bem criativo. Através de uma ação de financiamento por crowdfunding no site Kickstarter, criou a Hummingbird, já intitulada de “a bicicleta dobrável mais leve do mundo”.

dobrável leve

garota levando bicicleta dobrável no metrô

Principais características

A Hummingbird (beija-flor em inglês) vem cheia de características bem particulares. A sua roda traseira, por exemplo, dobra-se completamente e vai até o guidão, encaixando-se e comprimindo-se também sobre a roda dianteira.

Ela foi toda elaborada e construída sobre um quadro com fibras de carbono, o que deu a leveza e a praticidade que o modelo precisava. O guidão e o garfo dianteiro também apresentam essa mesma característica quanto a sua matéria-prima. São apenas 6,5 kg para serem transportados, facilitando a vida do ciclista.

dobrável leve

A traseira da Hummingbird também favoreceu a sua compactação. Feita toda em liga de alumínio trefilada, o usuário poderá dobrá-la facilmente sem deslocar a corrente ou prejudicar a tensão da transmissão da bicicleta. Esse, inclusive, é um dos problemas mais comuns que encontramos em outros modelos de bikes dobráveis.

Outra grande preocupação que surgiu foi a capacidade máxima de carga que a Hummingbird suportaria. Mas ela foi desenvolvida para suportar até 103 quilos de carga. Está bom, né?

Comercialização

Duas versões similares da Hummingbird chegam ao mercado. A diferença fica por conta das rodas, que podem ter aro 16 ou 20, e do câmbio interno, com cinco velocidades ou do tipo singlespeed.

Os interessados podem realizar a compra da Hummingbird através do Kickstarter, e os valores ficam entre 990 e 3000 libras. A estimativa é que as primeiras bicicletas sejam entregues ainda em dezembro de 2015. Petre Craciun, idealizador do projeto, ainda publicou que novos modelos estão em desenvolvimento para entrega em agosto de 2016. Esses também podem ser comprados desde agora na mesma campanha do Kickstarter.

E aí, o que achou da Hummingbird? Agora faz mais sentido dobrar sua bike?

dobrável leve

Fotos Hummingbird