Home Design Com toque brasileiro, bikes da Ascari estão entre as melhores do mundo
Com toque brasileiro, bikes da Ascari estão entre as melhores do mundo

Com toque brasileiro, bikes da Ascari estão entre as melhores do mundo

0
0

Design e elegância são elementos que fazem toda a diferença para quem quer pedalar com estilo. Não importa tecnologia avançada ou fábricas gigantescas se o produto final não tiver qualidade. Por isso, uma produção manual de bicicletas está fazendo sucesso na alta sociedade, e um dos fundadores da marca é brasileiro. Conheça a Ascari Bicycles!

ascari-bicycles-mobikers-10

ascari-bicycles-mobikers-02

Produzidas nas costas Leste e Oeste dos Estados Unidos, do Oregon a Nova York, as bicicletas são desenhadas com um toque fashion, detalhes arrojados e materiais de primeira qualidade. Os produtos superam a barreira da eficiência inquestionável e esbarra no luxo – um capricho de um criador que trabalhou na indústria da moda por anos.

O gaúcho Helio Ascari teve diversos empregos durante sua juventude, incluindo uma fábrica de sapatos e uma indústria de camas de ferro. Foi ali que ganhou experiência no trabalho feito à mão e aprendeu a valorizar os detalhes de um produto bem feito. Já adulto, chegou a trabalhar até como modelo. Como o seu tempo livre na carreira foi dedicado à customização de bikes, quando cansou-se das poses, resolveu fazer do hobby um novo emprego. Desde então, a fusão da sofisticação com o trabalho manual tem dado um resultado inquestionável.

ascari-bicycles-mobikers-12
Helio Ascari

“Como a vida de modelo tinha muito tempo de folga, eu voltei a montar bicicletas. A experiência dentro dessas grandes grifes apurou meu olhar. Da fábrica na qual costurei sapatos no Sul até o que vi na Prada, está tudo nas minhas bicicletas”, disse Helio em entrevista à Folha em 2013. “Adoraria que meus clientes circulassem com as bicicletas que produzo, mas muitos deles, como Ralph (Lauren, que comprou uma de suas bikes), ainda as deixam penduradas na parede.”

ASCARIBICYCLE_353

Já seu sócio, Gary Mathis, tem a paixão por bikes desde cedo. Já trabalhou com elas em oficinas, lojas e fábricas, o que deu a ele o conhecimento necessário para o desenvolvimento dos produtos que faz hoje. Ele é o responsável pelo design e criação dos quadros, e dá até aula sobre isso.

Eles descrevem o trabalho como uma obra de arte, comparando a bikes à uma joia que está sendo esculpida. Guidões, quadros, bancos e rodas são todos feitos à mão, num trabalho complicado e demorado que requer o manuseio de ferramentas para manipular o ferro e aperfeiçoar acabamentos em couro. E a qualidade das bicicletas não fica apenas no estilo. A intenção é produzir equipamentos resistentes e duradouros que façam jus ao trabalho manual e se diferenciem de qualquer bikes encontrada no mercado.

Mas as Ascari são para quem tem bala na agulha. Apesar de não divulgar os preços no site, suas bikes podem chegar a custar 80 mil reais na atual cotação. Na internet, eles disponibilizam alguns itens da marca, e uma camiseta custa 70 dólares. Um sweater, 260 dólares.

 

ascari-bicycles-mobikers-04

ascari-bicycles-mobikers-08

ascari-bicycles-mobikers-09

ascari-bicycles-mobikers-11

Fotos: Divulgação / Ascari Bicycles