Home Design O Shaquille O’Neil é enorme, e sua bike também
O Shaquille O’Neil é enorme, e sua bike também

O Shaquille O’Neil é enorme, e sua bike também

Shaq ganha de presente uma enorme bicicleta e diz que nunca se sentiu tão à vontade. A façanha foi criada pela DirtySixer.

0
0

Ver Shaquille O’Neil andando na sua enorme bicicleta faz com que seu tamanho pareça absolutamente comum, afinal, o guidão, as rodas e toda a estrutura da sua nova bike customizada estão em sintonia com os seus 2,16 m de altura e seus 150 kg! Mas essa sintonia se quebra e todo esse tamanho fica nítido quando qualquer outro ser humano fica perto dos dois. Aí que todo o senso de escala é recuperado imediatamente =D.

Shaq
Da esquerda para a direita, David Folch, Giulietta Octavio e Shaquille O’Neal. Foto: Divulgação / DirtySixer

Trata-se de uma façanha feita pela DirtySixer, uma nova empresa que constrói bicicletas enormes com todas as características necessárias para suportar alguém como Shaq. A maioria das bikes enormes feitas sob medida acabam por criar uma estrutura desproporcional, gerando desconforto para os ciclistas, mas a DirtySixer inovou nas medidas. As rodas possuem aros enormes para que os grandões pedalem em uma postura padrão, sem se parecerem com adultos comuns pedalando bicicletas infantis.

O Diretor da DirtySixer é David Folch, que tem 2,01 de altura. Ele afirma que as bikes são fabricadas para garantir conforto e proporção para pessoas muito altas. Shaq, ex-astro da NBA com carreira em grandes times como Los Angeles Lakers e Miami Heat, foi escolhido para receber o presente. Logo foi testá-la. “Ele estava literalmente como uma criança que encontra sua primeira bicicleta sob a árvore de natal”, conta Folch.

“Depois que ele viu a bike pela primeira vez, trocamos umas poucas palavras e ele logo montou nela. Saiu à toda velocidade nos corredores dos estúdios Turner e desapareceu por uns momentos, deixando todo mundo preocupado, mas logo apareceu com um enorme sorriso no rosto. Ele disse que se sentiu pela primeira vez normal ao pedalar”, completou.

Josh Boisclair, que é construtor de quadros de bicicletas na Empirical Cycles, construiu a bike para a DirtySixer e disse que não foi um desafio maior do que construir bicicletas de carga, com as quais ele está habituado, a não ser pelo fato de que alguns materiais maciços devem ser encomendados separadamente e trabalhados em ambiente interno, já que não há um “padrão tamanho Shaq” disponível para encomendas.

Após todas as partes terem sido trabalhadas no tamanho correto, Boisclair gastou a maior parte do tempo fazendo um trabalho escultural para dar um estilo VIP à bike, com detalhes especiais e um acabamento perfeccionista.

“Pensei que era importante estar envolvido neste estreitamento do mercado, porque quando você tem mais de 1,90 m você não pode simplesmente pensar em comprar uma bicicleta como as outras pessoas. Eles também querem andar de bike como todo o mundo, mas não o fazem porque não podem”, explica.

Algumas especificações da enorme bike de Shaq são: rodas de 91 cm de diâmetro, pneus VeeRubber, cubo dianteiro Phil Wood, Rohloff XL, tubulação de aço com dimensões maiores no quadro e para a treliça garfo, manivelas de 220 mm e tubo de direção de 3,81 cm.

Via