Home Dicas 5 dicas para viajar de bicicleta numa boa
5 dicas para viajar de bicicleta numa boa
0

5 dicas para viajar de bicicleta numa boa

Percorrer grandes distâncias e com bagagens é bem diferente do que pedalar diariamente pela cidade, por isso sua bicicleta precisa estar preparada para aguentar o tranco. Saiba quais características essenciais para viajar de bike.

0
0

Viajar já é bom, mas viajar pedalando pode ser ainda melhor. Em contato com o ambiente ao seu redor e com o vento batendo no rosto você é capaz de sentir na pele as características dos locais os quais escolheu passar. Mas, você sabe se a sua bicicleta é adequada para longos trajetos?

Escolhemos cinco dicas para você seguir para ficar mais confortável durante a sua viagem:

1. Quadro resistente

quadro-solido

Normalmente quando viajamos levamos bagagens, por isso a bicicleta tem que garantir que consegue levar o seu peso mais o das malas/mochilas/bolsas/etc. O jeito de pedalar é diferente entre uma bike sem carga e uma com carga, portanto teste seu equipamento antes e cheque se o quadro não está entortando com o peso adicional.

2. Geometria adequada

postura

Aqui existem duas geometrias envolvidas, a sua e a da bicicleta. Primeiramente, você deve encontrar uma posição confortável para pedalar, afinal, terá pela frente quilômetros para percorrer. Tente manter a coluna semi-erguida e os ombros relaxados. Segundo, procure por uma bike que tenha um desenho mais adequado a grandes trajetos. Tubos traseiros mais longos dão maior estabilidade e ainda garantem mais espaço para os bagageiros e para os pedais.

3. Pontos de fixação

Bicicleta de turismo carregada de bagagens

Se você vai levar bagagens, é importante que o quadro tenha pontos de fixação necessários para a instalação de bagageiros. Além do tubo traseiro, o tubo frontal também pode servir para colocar um bagageiro. Não se esqueça de levar água! Dê preferência para uma bicicleta que tenha suporte para dois ou três squeezes.

Leia também: Criador da Sem Raça Definida, Zé Mário marca território no mundo das bicicletas

4. Rodas fortes

rodas-fortes

Esse é um ponto que precisa de muita atenção para casos de viagens com sobrepeso. Vá com rodas de, no mínimo, 36 raios, aros de paredes duplas e pneus com proteção contra furos. Pneus furados e raios quebrados são os maiores problemas quando o assunto é viagem longa.

Leia também: Você sabe qual o pneu ideal para cada tipo de terreno?

5. Níveis de velocidade

crankset

O ideal é que você tenha um câmbio amplo, com força para subidas com o peso extra da bagagem. É recomendável usar uma bicicleta com pelo menos três coroas (26-36-28 mais ou menos).