Home Dicas Cinco raças de cachorros perfeitas para seus passeios de bike
Cinco raças de cachorros perfeitas para seus passeios de bike

Cinco raças de cachorros perfeitas para seus passeios de bike

Conheça quais os cachorros com mais energia e disciplina para te acompanhar em suas pedaladas

0
0

Pedalar com seu cachorro é uma prática que beneficia a todos os envolvidos. Além de te dar um motivo a mais para pegar a bike e dar uma volta, te faz passar mais tempo com seu cão e, consequentemente, dar a ele a oportunidade de fazer mais exercícios físicos.

É claro que o cão não precisa ter uma raça definida para acompanhar seu dono enquanto este pedala, qualquer vira-lata pode fazer essa atividade desde que tenha físico, fôlego e disciplina para que o passeio não vire um pesadelo para você ou para o cachorro.

Mas para os que estão à procura de um animal companheiro para levar enquanto pedala, listamos cinco raças que são consideradas ideais para isso. Confira:

Border Collie

cachorro-border-collie
Border Collie – Foto: Mikkel Bigandt / Shutterstock.com

Considerados o cães mais inteligentes do mundo, os Border Collies são facilmente treinados e aprenderão a te acompanhar em pouco tempo de pedalada. A grande energia e disposição deles permite longos passeios.

Jack Russell Terrier

cachorro-jack-russell-terrier
Jack Russell Terrier – Foto: sunburntland / Shutterstock.com

Uma raça muito agitada, que está sempre alerta e pronta para qualquer atividade. Mesmo sendo pequeno, suas pernas longas fazem com que ele possa ser ágil e acompanhe o dono para onde necessário.

Pastor Australiano

cachorro-pastor-australiano
Pastor Australiano – Foto: Adya / Shutterstock.com

São cachorros tranquilos, extremamente inteligentes e obedientes. Seu físico permite correr grandes distâncias sem precisar de descanso. Também são muito amistosos com estranhos, o que facilita caso você pedale em locais cheios de gente.

Pastor Alemão

cachorro-pastor-alemao
Pastor Alemão – Foto: Olga_i / Shutterstock.com

Eles são muito ligados aos seus donos, já que naturalmente possuem a função de proteção e são facilmente treinados. O corpo atlético também permite que seja um baita companheiro de pedalada.

Australian CattleDog (Boiadeiro Australiano)

cachorro-boiadeiro-australiano
Australian CattleDog (Boiadeiro Australiano) – Foto: bluecrayola / Shutterstock.com

São cães usados para realizarem funções em fazendas, então naturalmente estão preparados para atividades desgastantes e disciplinadas. São enérgicos, quietos e inteligentes, o que os tornam ideais para acompanhar o dono.

Antes de passear com seu cachorro, cheque com seu veterinário se ele está pronto para atividades físicas deste tipo. A maioria das raças precisa atingir certas idades para poderem fazer exercícios assim. A maioria delas está pronta a partir dos 12 meses.

Também é importante que você não use uma coleira comum para este tipo de passeio, e sim um adaptador próprio para bicicletas. Deste modo, há menos chances de prejudicar seu cachorro fisicamente, além de deixá-lo na posição correta para te acompanhar. Lembre-se de treiná-lo para que ele fique atento a curvas e obstáculos.

No primeiro passeio, seu cão não estará pronto para fazer toda a volta que você espera dele. Faça isso progressivamente, de modo com que ele se acostume com a atividade e não sofra de cansaço. Para isso, deixe que ele dite o ritmo do passeio.

Passear com seu cão trará diversos benefícios físicos (e “sociais”) tanto para você quanto para ele. É uma ótima maneira de terem uma boa relação, e muito mais saudável do que passarem a tarde juntos no sofá.

Foto em destaque: crazymedia007 / Shutterstock.com