Home Dicas Nunca é tarde para começar a andar de bicicleta
Nunca é tarde para começar a andar de bicicleta
0

Nunca é tarde para começar a andar de bicicleta

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a saber por onde começar.

0
0

Com a opção de andar de bicicleta pela cidade sendo cada vez mais viável, muitos adultos que nunca tinham pedalado ou estão fora de ritmo agora consideram o seu uso. Se esse é o seu caso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a saber por onde começar.

Faça um curso

O bom de se fazer um curso é que eles contam com profissionais capacitados que podem te ensinar com didática o passo a passo, ou “pedalada a pedalada”, de como andar de bicicleta direito. Além disso, você poderá aprender os melhores comportamentos para as ruas da cidade. Fazer um curso é uma boa maneira para novatos ganharem confiança, e também para aqueles que precisam renovar os conhecimentos relativos ao trânsito.

Pedale em um parque

Se você quer um lugar tranquilo para começar, pode tentar pedalar em um parque. Assim ficará longe do trânsito e terá a calma e a tranquilidade para ir pegando o jeito no seu próprio ritmo. Treine o equilíbrio, a frenagem rápida e não deixe de olhar por cima dos ombros antes de virar para a esquerda e direita. Aos poucos ficará mais confiante. Os parques também são bons para ciclistas mais avançados que estejam experimentando usar de uma nova bicicleta ou pedais clipados, por exemplo. Melhor fazer essas coisas em um lugar calmo pra só depois partir para as ruas.

Foto: Jan / Flickr
Foto: Jan / Flickr

Fale com seus amigos

Pergunte aos seus amigos que andam de bike regularmente algumas dicas. Normalmente quem gosta de pedalar adora falar sobre o assunto. Ter um amigo mais experiente para conversar sobre suas dúvidas e preocupações pode ser de grande ajuda e aumentar a sua confiança.

Tente ir pras ruas

O ideal para as suas primeiras idas pra rua com a bike é planejar o seu trajeto. Você pode usar o Google Maps pra isso. Escolha um caminho curto, preferencialmente em uma área residencial e com pouco tráfego. Aos poucos você vai aumentando o percurso. Pode tentar fazer coisas na vizinhança de bicicleta, como ir ao mercado para pequenas compras, por exemplo.

Foto: Caspar Diederik / Flickr
Foto: Caspar Diederik / Flickr

Não vá com pressa

Pedalar com pressa para chegar em algum compromisso não é muito bom para quem está começando. Reserve um tempo extra para fazer o seu percurso tranquilamente, inclusive fazendo pequenas pausas na pedalada se for necessário.

Reconheça seu medo

É natural ter receio quando tentamos algo novo. Um pouco de medo e adrenalina são perfeitamente normais. Mas o medo não deveria te parar. Reconhecer que você tem aprendido e se dedicado é importante para vencê-lo.

Junte-se a um grupo

Existem muitos ciclistas que pedalam juntos regularmente. Passeios noturnos, de fim de semana, em trilhas, em estradas…  Se juntar a um ou mais grupos que aceitem iniciantes é muito legal para aprimorar sua técnica e condicionamento físico.

comecar-04
Foto: Tony Webster / Flickr

 

Foto em destaque: Kamyar Adl / Flickr