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Saiba como enfrentar o frio pedalando sua bike
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Saiba como enfrentar o frio pedalando sua bike

Algumas dicas para você não deixar de dar o seu rolê de bicicleta mesmo com as temperaturas despencando.

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O inverno ainda não chegou, mas o frio já está entre nós. E que frio! Principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil as temperaturas estão atingindo mínimas que há muito tempo não atingiam, e quem vive por ali tem que se virar para se esquentar. Para quem pedala não é fácil bater de frente com o vento gelado, mas alguns cuidados podem ser tomados para que o frio não vença essa batalha e você possa aproveitar seu rolê de bike.

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Se por um lado você tem menos chances de chegar suado ao seu destino, por outro seu corpo pode ficar muito exposto e pegar algo como uma gripe ou resfriado. Como ninguém quer isso, vamos às dicas:

  • Não deixe de fazer um alongamento antes de começar sua pedalada. No frio as chances de você ter uma lesão muscular aumentam. Então prolongue o seu tempo de preparação dos músculos. Não se esqueça de um aquecimento prévio!
  • Comece seu passeio com um pedal leve e com a rotação acima de 90 por minuto de preferência. Faça isso por cerca de 10 minutos.
  • Vista-se “em camadas”. Quando subimos na bicicleta ainda estamos com frio, mas a sensação térmica tende a melhorar à medida que o seu corpo esquenta ao longo do percurso e você deve ter facilidade retirá-las em etapas se for o caso.
  • Uma boa ideia é usar como “primeira pele” uma camiseta do tipo “dry fit” seguida de um agasalho “polartec” ou “fleece”. Existem várias opções no mercado que podem suportar tanto um friozinho como um ar polar. Se necessário, um colete ou jaqueta “corta-vento” (de preferência impermeável) pode ficar por cima de tudo.
  • O importante é sempre manter a região do tórax protegida e aquecida para evitar problemas no sistema respiratório.
  • Evite usar camisetas de algodão e blusas de moletom. As peças acumulam o suor do seu corpo e demoram a secar. Pedalar com a roupa úmida/molhada no frio não é uma boa ideia para a sua saúde.
  • Apesar de parecer estranho, colocar jornal por baixo da roupa pode ser sua salvação em situações complicadas.
  • Gorros, toucas e balaclavas também podem ser fundamentais para a pedalada. A cabeça muitas vezes fica desprotegida e acaba perdendo muito calor para o ambiente. Orelhas e nariz estão entre as primeiras partes do corpo que congelam. Protetores de orelhas, geralmente feitos de “polartec” ajudam bastante.
  • “Manguitos” e “pernitos” podem ser bastante úteis já que são peças que protegem braços e pernas do frio e são de fácil remoção caso necessário. Você não precisa nem parar de pedalar se quiser tirá-las.
  • Você não precisa necessariamente comprar roupas específicas do ciclismo. Vestimentas de outros esportes “outdoor” costumam ser adequadas a várias modalidades.
  • Use protetor labial para evitar rachaduras nos lábios e tenha colírio em mãos caso seus olhos comecem a ressecar. Isso vale mais para o caso de longas pedaladas.
  • Mesmo se não tiver sede, mantenha-se hidratado. O clima no outono/inverno é mais seco e seu corpo precisa de líquidos.

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Sugestões de roupas x condições climáticas:

  • Frio Intenso (abaixo de 10°C)
    Segunda pele técnica com manga longa, camisa de ciclismo de manga longa, blusa técnica do tipo “fleece”, colete ou jaqueta “corta-vento”, calça térmica, bermuda de ciclismo, gorro ou balaclavas, luvas fechadas sobre luvas térmicas e over-shoes.
  • Frio (entre 10°C e 12°C)
    Segunda pele técnica com manga longa (ou manguitos), camisa de ciclismo de manga longa, colete ou jaqueta “corta-vento”, calça térmica (ou pernito), bermuda de ciclismo, gorro e luvas fechadas.
  • Frio moderado (entre 13°C e 17°C)
    Camisa de ciclismo de manga longa, jaqueta “corta-vento”, “pernito”, bermuda de ciclismo e luvas fechadas. Gorros ainda valem nessas condições.
  • Frio Ameno (entre 18°C e 20°C)
    Camiseta de ciclismo, manguitos, luvas fechadas, bermuda de ciclismo e colete “corta vento”.

Fotos: Colville-Andersen / Flickr