Home Dicas Travas, correntes e até “âncoras”. Saiba como proteger sua bike
Travas, correntes e até “âncoras”. Saiba como proteger sua bike

Travas, correntes e até “âncoras”. Saiba como proteger sua bike

Precisa estacionar a bike e não sabe o que usar? Confira os principais lockers e correntes e descubra as melhores opções para trancar sua bike!

0
0

Você pode tomar todas as medidas para inserir o ciclismo no seu dia a dia e largar o carro em casa, mas de nada adianta se não puder trancar sua bike com segurança. Quem pedala sabe o investimento que fez ao comprar sua magrela, sem falar nos acessórios que sempre valem a pena acrescentar. Bikes chamam a atenção em todo lugar e, a menos que sua companheira de duas rodas esteja caindo aos pedaços, você precisará protegê-la de alguma forma. Então, conheça os melhores dispositivos do mercado:

U – locks / D – locks

Trata-se de uma mesma trava que possui o formato de U (ou D, dependendo da perspectiva). São específicas para locais próprios para estacionar bicicletas e podem variar em peso, solidez e comprimento. As U-locks são muito utilizadas combinadas a outros dispositivos de segurança, uma vez que uma trava deste tipo não permite que você estacione sua bike em qualquer lugar. De todo modo, é eficiente e dificulta o trabalho do ladrão, que precisará de uma ferramenta, algum conhecimento e bastante tempo para burlá-la.

trancar-bike-u-lock-2
Foto: whyamiKeenan / Flickr

Também é importante usar as U-locks com inteligência, caso contrário…

jeito-errado-trancar-bike
Foto: Michal Young / Flickr

 

Trava de corrente

Estas correntes, específicas para prender bicicletas, são revestidas com um material plástico que protege das intempéries, facilita o manuseio e o transporte. A corrente é fechada com uma trava, que pode se abrir através de um segredo numérico semelhante a um cofre. Há também modelos cujos anéis da corrente se fecham com um cadeado específico para a função, bem semelhante à trava U-lock, só que em miniatura.

trancar-bike-corrente
Foto: Kreangkrai Indarodom / Shutterstock.com

 

Trava de cabo de aço

Possuem a vantagem de serem mais flexíveis e podemos encontrar modelos com grandes comprimentos. São feitas de fibras de metal envoltas por plástico para proteger o material e tornar o manuseio mais agradável. Você pode encontrar uma trava deste tipo com abertura por combinação ou chave. Este dispositivo pode ser destruído por um ladrão experiente e munido de ferramentas, por isso o ideal é combiná-lo a outros, como a trava U-lock.

trancar-bike-cabo
Foto: Bruno Frank

 

Âncoras de solo

Há quem diga que quem tem bikes muito caras nunca investiu em travas e outros dispositivos de segurança pelo fato de não precisar deles, já que uma bicicleta muito cara ou muito chamativa jamais será deixada na rua, amarrada em algum poste. Embora essas pessoas procurem estacionamentos ou outros lugares seguros, não é impossível que sejam invadidos ou frequentados por pessoas de má fé que irão se deparar com uma bike sem nenhuma trava e de alto valor monetário. O que fazer, então? Para tornar o cuidado mais eficiente, há travas que funcionam como “âncoras de solo”. Algumas empresas de seguro insistem para que seus clientes façam uso delas, que são basicamente anéis atrelados a pesados objetos de metal, os quais são inseridos em perfurações no chão, ideal para estacionamentos e garagens que guardam preciosidades.

imagem5

É importante ter em mente que nenhuma trava ou dispositivo é 100% eficiente. Há sempre quem consiga estudar o equipamento e encontrar uma forma de inutilizá-lo. Portanto, use sua bike com consciência, nada de deixá-la dormir na rua ou passar o dia inteiro sem nenhuma vigilância. Combinar travas de segurança também é uma medida eficiente, até mesmo para outros veículos. Quanto mais você dificultar o trabalho dos ladrões, tanto melhor!

Foto em destaque: Jaruek Chairak / Shutterstock.com