Home Dicas Você sabe o que precisa checar antes de sair com a sua bike?
Você sabe o que precisa checar antes de sair com a sua bike?
1

Você sabe o que precisa checar antes de sair com a sua bike?

Aprenda quais são os cuidados necessários para fazer a manuteção básica de bicicletas. Saiba o que é preciso conferir antes e depois de pedalar.

0
1

Periodicamente, sua bicicleta precisa passar por uma revisão geral. Esse tempo pode variar de quatro meses até um ano, dependendo do seu modelo e uso da bike. Caso utilize-a para vencer terrenos e climas adversos, leve-a a um profissional especializado com uma frequência maior. No entanto, nem todos os ajustes dependem diretamente de uma especialista, a manutenção básica de bicicletas pode ser realizada facilmente por qualquer pessoa.

Fique atento 😉

Transmissão

transmissao
Imagem de Keithonearth

Para evitar o desgaste de catracas, coroas e correntes, é importantíssimo fazer periodicamente a limpeza e lubrificação dessas peças. No entanto, você deve tomar bastante cuidado para não exagerar na quantidade do produto utilizado para esse fim, o que pode atrair sujeira. Para o processo, utilize óleos especiais para bicicletas, que podem ser encontrados tanto na forma “seca” quanto “molhada”. Nunca utilize lubrificante, pois esse material somente consegue repelir a graxa e atrair terra e detritos.

 

Amortecedores

amortecedores

Por ser uma das peças mais caras da sua bike, você deve tomar cuidado redobrado com ela. Após toda pedalada, é recomendada a limpeza dos rotores do amortecedor, pois eles costumam reter bastante sujeira e detritos por causa da graxa ou do óleo lubrificante que escapa do amortecedor. O processo deve ser realizado com papel higiênico ou um pano. Além disso, sempre que utilizar a bicicleta em terrenos e condições adversas, é recomendável fazer uma revisão nos amortecedores.

 

Pneus

pneus

Antes de sair para pedalar, observe a calibragem dos seus pneus. Você consegue encontrar a marcação que indica a pressão ideal observando a lateral deles. Caso eles fiquem vazios demais, há o perigo dos pneus furarem devido ao movimento. Já se ficarem cheios demais, não conseguem absorver o impacto com o solo, o que, além de ser mais desconfortável, ocasiona um desgaste mais rápido.

 

Freios

freios

É preciso sempre verificar se os freios estão regulados de forma correta. Se perceber que eles não estão respondendo como deveriam ou se é preciso apertar as manetes até o talo para parar, é preciso ajustá-los para evitar qualquer problema. Sempre antes de sair, trave os freios e empurre a bike para frente, caso a roda gire, faça um ajuste ou mesmo leve-a até uma um profissional especializado.

 

Observe folgas na sua bicicleta

Se ao pedalar notar que sua bike faz um barulho estranho, isso pode significar que alguma peça apresenta uma folga e precisa ser apertada. Uma forma de descobrir qual é essa parte é mexer cada uma delas até ouvir o som novamente. Se não for algo fácil de ser resolvido, leve-a a um mecânico de bicicletas para que ele possa solucionar a folga.

 

Outros ajustes

Sempre observe se há folga na caixa de direção, um problema que pode danificar seriamente o equipamento. Observe o alinhamento do selim e do guidão, que não podem estar tortos ou apresentar qualquer desvio. Também sempre confira se o pedal e a manivela estão bem presos.

Pedale em segurança!