Home Empreendedorismo Bicicletas viram cadeiras de rodas em presídio mineiro
Bicicletas viram cadeiras de rodas em presídio mineiro

Bicicletas viram cadeiras de rodas em presídio mineiro

Projeto desenvolvido por detentos de Itajubá transforma bikes fora de uso em uma nova opção para pessoas com dificuldade de locomoção.

0
0

Uma boa bicicleta, se bem cuidada, pode durar uma vida inteira, mas este não é o caso de todas as bicicletas espalhadas pelo Brasil. O que fazer com aquelas bikes que foram largadas e já não estão mais em condições de uso? Em Minas Gerais, detentos transformam bicicletas velhas em novas cadeiras de rodas.

O projeto, que já transformou mais de 300 bicicletas para uma nova (e nobre) missão sobre duas rodas, conta com a colaboração da Helibras, empresa brasileira fabricante de helicópteros que tem instalações na cidade de Itajubá, no sul do estado mineiro. Algumas peças são fornecidas para completar a transformação e dar mais segurança ao novo produto.

“Fiquei impressionado com um documento enviado pela ONG Caravelas, em que relatava problemas sociais na região e pedia ajuda. A partir disso, foram surgindo ideias para auxiliarmos de alguma forma”, contou Leandro Rodrigues Palma, diretor de Atendimento e Ressocialização do presídio, ao portal BHAZ.

Além de produzir cadeiras de rodas, os detentos de Itajubá também ajudaram a revitalizar locais públicos como praças e brinquedos para crianças.

Fotos: Omar Freire / Imprensa MG