1. Home
  2. Mobilidade
  3. Urbana
  4. A falência de Detroit abre espaço para as bikes
A falência de Detroit abre espaço para as bikes

A falência de Detroit abre espaço para as bikes

0
0

O conservadorismo pode ser vencido se sua força de vontade pela mudança for maior. Em exemplo claro disso é a cidade de Detroit, nos Estados Unidos. O grande símbolo da indústria automobilística agora vê as bicicletas cada vez mais frequentes nas suas ruas. É fascinante a forma como as bikes ganham cada dia mais espaço. 

Durante um longo período do século XX, a cidade foi considerada a capital automobilística dos Estados Unidos (e do mundo) devido a instalação de grandes marcas como Ford e General Motors. No entanto, a partir do século XXI, a cidade se tornou palco de uma enorme transformação. Se por um lado, a decadência econômica ficou evidente, por outro, a população buscou se adaptar ao novo momento.

Ao contrário do que seria o ”normal”, que é manter a postura de ambiente automobilístico, Detroit está projetando-se cada dia mais para o contexto ciclístico. Esse cenário é bastante animador para qualquer cidade que deseje promover a utilização de bicicletas como principal meio de transporte. Trata-se exclusivamente do reflexo e dedicação dos esforços feitos por todos os envolvidos no interesse coletivo de aumentar a mobilidade sustentável e oferecer a toda a população um estilo de vida muito mais saudável.

Ron Scott
Ron Scott, ciclista e ativista de Detroit. Via detroitgreenways.org

Após o boom da bicicleta, pesquisadores identificaram dois fatores que levaram a cidade a virar destaque nacional. O primeiro é que durante os últimos nove anos foram construídas cerca de 272 quilômetros de ciclovias. Algo que antes era praticamente impossível devido ao estilo de vida que a população levava. O segundo, e tão importante quanto o primeiro, está intimamente ligado ao fato dos cidadãos de Detroit começarem a se familiarizar com esse novo meio de transporte. Algo que hoje já é comumente visto e motiva a população a se inserir nessa prática.

detroit-01
Detroit. Sean_Marshall, via Flickr.

Uma atitude fascinante e que colabora com toda essa evolução é que, durante a noite de segunda-feira de cada semana, os ciclistas de todas as idades se reúnem em um ponto da cidade para uma incrível pedalada coletiva. Essa ação foi implementada em 2010 e acontece até hoje. O evento chegou a reunir 4.000 ciclistas em um único dia. Sensacional!

Quando as pessoas se mobilizam em prol de um desejo, as coisas acontecem com mais facilidade. É preciso que haja mais colaboração mútua para um mundo com mais bicicletas e livre dos principais poluidores do nosso ecossistema.

Andar de bike faz bem para você, para o próximo e para o meio ambiente.

 

Foto em destaque: Detroit – LunaseeStudios / Shutterstock.com