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Criada para carros, Brasília quer andar de bike

Criada para carros, Brasília quer andar de bike

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Projetada e construída para ser a capital do país, Brasília foi fundada em 1960 como uma das cidades menos amigáveis para o transporte público. Lá, pelo estilo das suas vias (longas e largas), o negócio é andar de carro. Mas o mundo gira e é preciso se adaptar à realidade atual. Brasília cresceu mais do que o esperado e, aos poucos, começa a abraçar (ou pelo menos parece tentar) formas alternativas de mobilidade urbana.

Quando pensamos na estrutura da capital federal, logo pensamos no Plano Piloto, mas a metrópole vai muito além do “avião” elaborado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Para se ter uma ideia, apenas 10% da população do DF (que já beira os 3 milhões de habitantes) vive dentro do projeto símbolo da cidade.

Pensando na grande locomoção dos seus moradores, o Distrito Federal lançou o projeto “Mobilidade Ativa no Entorno das Estações de Metrô”, que visa facilitar o trajeto de quem vai a pé ou de bicicleta às estações de metrô. O plano, de iniciativa da Secretaria de Mobilidade (SEMOB) e da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (SEGETH), entre outras ações implantará novas ciclovias e ciclofaixas.

Ciclista passa pela Esplanada dos Ministérios

Mas assim como acontece em São Paulo, a ideia não é vista com bons olhos por todos. Em Águas Claras, região que concentra uma população de poder aquisitivo elevado, houve resistência e críticas por conta da introdução de vias destinadas às bicicletas. Quando é tirado um pouco do espaço para os carros, quem não pensa no bem-estar geral chia.

Fazer o que? Só com o tempo e a educação que esse comportamento vai (e precisa) mudar, mas, pelo menos, medidas estão sendo tomadas pelo território brasileiro.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site da SEGETH. E se você mora em Brasília, comente sobre as mudanças que estão sendo promovidas na cidade.

Foto em destaque: Congresso Nacional (Embratur)
Foto: Ciclista passa pela Esplanada dos Ministérios (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)