Home Mobilidade Urbana Porto Alegre implementa novo sistema de compartilhamento de bikes
Porto Alegre implementa novo sistema de compartilhamento de bikes

Porto Alegre implementa novo sistema de compartilhamento de bikes

Novas bicicletas e estações contam com maior tecnologia para facilitar o uso dos ciclistas da cidade.

0
0

A cidade de Porto Alegre recebeu uma atualização do seu sistema de compartilhamento de bicicletas no início deste ano e até abril terá 410 bicicletas distribuídas entre 41 estações, de acordo com a prefeitura da capital do Rio Grande do Sul. Além das novas bikes, outras novidades foram implementadas na forma de acesso ao serviço.

As bicicletas poderão ser alugadas pelo aplicativo do Bike Itaú (disponível para iOS e Android) ou por um cartão de usuário vinculado à BikePOA. A compra de um plano dá direito a viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. Caso as viagens tenham mais que 60 minutos e a regra do intervalo não for respeitada, os excedentes serão cobrados em 5 reais por hora.

Caso o porto-alegrense opte pela utilização do cartão TRI que serve ao transporte público do município, uma associação de cadastro deve ser realizada junto à BikePOA pela Internet. O plano diário custa 8 reais, enquanto o de três dias custa 15, o mensal custa 20 e o anual vale 160 reais.


Leia também: Produção de bicicletas no Brasil cresce quase 50% em 2018


As novas bicicletas ainda contam com tecnologia antifurto, são mais leves e ergonômicas, e podem ser alugadas com diferentes opções de cestos de bagagem de acordo com as necessidades do ciclista. Os pneus são de aro 24 e a configuração das marchas pode ser feita em três velocidades.

Estações Bike Itaú POA

A tecnologia também está presente nas estações, que possuem interface digital, são abastecidas por painéis solares. Quem quiser pedalar pode planejar o passeio, pagar e desbloquear uma bicicleta com o uso de um código gerado pelo aplicativo do serviço. Com um GPS integrado, o sistema permite também localizar outras estações próximas e fornece dados em relação a rotas, distâncias e altitudes.

Estima-se que cerca de 210 mil moradores de Porto Alegre estejam cadastrados no BikePOA.

Confira mais informações no site do Bike Itaú POA.


Foto: Divulgação Bike Itaú