Home Tecnologia “Árvore Solar” gera energia para bicicletas no Ceará
“Árvore Solar” gera energia para bicicletas no Ceará

“Árvore Solar” gera energia para bicicletas no Ceará

Universidade Estadual do Ceará (UECE) instalou estrutura munida de placas fotovoltaicas para fornecer energia elétrica a bikes do campus.

0
0

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) colocou em funcionamento uma estrutura metálica em forma de palmeira com dez painéis fotovoltaicos instalados sobre suas “folhas” com o objetivo de gerar energia elétrica para bicicletas utilizadas pela equipe de segurança do campus.

A nova fonte de energia já foi batizada de Árvore Solar e, a princípio, servirá para carregar dez bicicletas elétricas. Depois de carregadas, as baterias repassarão o excedente da produção energética para a rede pública. Em contrapartida, a universidade recebe créditos para necessidades futuras.

O projeto foi desenvolvido por meio do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas em uma parceria entre a UECE e a Eco Soluções em Energia, empresa associada à incubadora de empresas da universidade. Também parte do projeto, o Projec é o responsável pelo apoio técnico em relação à arquitetura da estrutura.

Como a empresa está associada a uma incubadora pública, a Eco Soluções em Energia pode contar com o apoio do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará, o FIT/CE, por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Funcap, que analisou e aprovou o projeto.