Home Tecnologia Bikes de NY receberão lasers para reduzir acidentes
Bikes de NY receberão lasers para reduzir acidentes

Bikes de NY receberão lasers para reduzir acidentes

O objetivo é tornar os ciclistas mais visíveis para os pedestres, motoristas e outros ciclistas, aumentando a sensação de segurança.

0
0

A falta de segurança é o principal motivo de preocupação para quem está pedalando pelas ruas da cidade, por isso novas medidas que visam proteger os ciclistas no trânsito são sempre pesquisadas. Uma novidade nesta questão está para ser lançada em Nova York: um laser que “avisa” que sua bicicleta está passando.

A tecnologia faz parte do plano estratégico “Vision Zero”, que tem como meta reduzir a zero o número de mortes envolvendo ciclistas, e foi desenvolvida pela empresa Blaze. O objetivo da instalação do laser é que os ciclistas sejam mais facilmente vistos por pedestres, motoristas e outros ciclistas.Como o vídeo mostra, um ícone de bicicleta é disparado no chão a uma distância de seis metros à frente de quem está pedalando. A primeira fase do projeto instalará o item em 250 bicicletas do Citi Bike, sistema de bikes compartilhadas que funciona na cidade norte-americana.

Segundo a Blaze, com a nova tecnologia os ciclistas são 96,2% mais visíveis aos motoristas de ônibus à noite, contra 72,4% em relação ao uso de luzes LED apenas. Em relação aos condutores de veículos particulares, a tecnologia melhorou a visibilidade dos ciclistas em 66%, contra 56% das luzes LED comuns.

O Citi Bike foi lançado em maio de 2013 em Nova York e já proporcionou cerca de 37 milhões de viagens desde então. O programa conta com 10 mil bicicletas distribuídas por 600 estações que cobrem 55 bairros da maior cidade dos Estados Unidos.