Home Tecnologia Dinamarca testa chip que dá preferência ao ciclista no trânsito
Dinamarca testa chip que dá preferência ao ciclista no trânsito

Dinamarca testa chip que dá preferência ao ciclista no trânsito

Cidade dinamarquesa colocou nas ruas uma nova tecnologia para aumentar a segurança de quem anda de bicicleta. Chip avisa semáforo sobre aproximação de ciclistas.

0
0

Uma nova tecnologia foi colocada à prova na Dinamarca. Trata-se de um chip que é instalado na roda dianteira da bicicleta e se comunica com semáforos que também contam com a tecnologia. A ideia do projeto é que os ciclistas tenham a preferência para atravessar cruzamentos e, consequentemente, mais segurança no trânsito.

chip-01

O dispositivo funciona por radiofrequência e “avisa” semáforos que estão a até 100 metros de distância. Até o momento a tecnologia foi testada em 200 bicicletas da cidade de Aarhus, que conta com cerca de 300 mil habitantes, mas outras mil magrelas devem receber o chip até o final do ano para que os testes avancem.

chip-02

“A cidade precisa definir um plano político para expandir para outros cruzamentos. O mais importante é que os ciclistas sintam que há um espaço seguro para eles no trânsito”, conta Louise Overgaard, uma das idealizadoras do projeto. Segundo ela, muita gente ainda tem medo de andar de bicicleta por se sentir vulnerável ao lado de carros, ônibus e motos.

O sistema é uma das ações do programa “Aarhus Cycling City”, que vem sendo implantado desde 2009 para promover a mobilidade sustentável na cidade dinamarquesa. Medidas como a instalação de dezenas de pontos de aluguel de bicicletas também foram colocadas em prática.