Home Tecnologia Novo sistema de freios ABS para bikes vem aí!
Novo sistema de freios ABS para bikes vem aí!

Novo sistema de freios ABS para bikes vem aí!

Pinarello e BluBrake estão desenvolvendo tecnologia que se assemelha a utilizada pelos automóveis.

0
0

Durante a última UniBike, feira de ciclismo que é realizada na Espanha, a Outbraker apresentou seu sistema de freio ABS para mountain bikes, agora a tecnologia também está sendo desenvolvida na Itália, onde a Pinarello e a BluBrake se juntaram para avançar ainda mais na questão da segurança em cima da magrela.

O novo sistema antitravamento foi pensado especificamente para impedir a perda de controle da roda dianteira em situações de frenagens inesperadas e emergenciais, o que normalmente resulta no ciclista indo para o chão.

Blubrake

Porém, diferente do ABS de automóveis que funcionam automaticamente, o que está em desenvolvimento pelas empresas italianas vai manter o ciclista no comando. O que isso significa? O sistema calcula e alerta sobre as situações de frenagem, mas é quem está pedalando quem decide o quanto vai frear.

Blubrake

“Nossa ideia foi manter o ciclista no comando total da situação, sem interferência dos tradicionais freios ABS. Nosso trabalho consistiu em dar ao ciclista uma espécie de sexto sentido por meio de algoritmos e inteligência artificial que previnem o travamento da roda dianteira”, explicou Fabia Todeschini, engenheira da BluBrake.

O novo sistema eletrônico conta com uma unidade central que é ao mesmo tempo uma unidade controladora com capacidade de inteligência artificial como também uma unidade de medição inercial. Acoplada ao tubo do selim, é equipada com acelerômetros e giroscópios para coletar dados críticos como variações do terreno e velocidade angular.

Blubrake

Um sensor instalado no cubo da roda dianteira usa nano-magnetos para medir com precisão a velocidade e transmitir informação à unidade central. Um motor vibratório instalado no manete de freio é acionado sempre que um travamento é previsto, e um controle remoto instalado no guidão que possibilita ao ciclista até quatro ajuste pré-determinados de sensibilidade baseados em tipos de terrenos e ritmos de pedaladas. A programação prévia pode ser feita por um aplicativo próprio para smartphones.

Blubrake app

Ainda em fase de testes, o produto deve ser lançado ainda em 2017 e promete ser compatível com todos os tipos de bicicletas. “Nossa meta é fornecer a melhor tecnologia possível para proporcionar segurança aos nossos atletas. A parceria estratégica com a BluBrake vem de encontro a isto e demonstra nossa habilidade de inovar no ciclismo”, conta Fausto Pinarello, CEO da Pinarello Bikes.