1. Home
  2. Comportamento
  3. Cultura
  4. Cartilha é lançada para ajudar ciclistas (e motoristas) no trânsito
Cartilha é lançada para ajudar ciclistas (e motoristas) no trânsito

Cartilha é lançada para ajudar ciclistas (e motoristas) no trânsito

0
0

A busca por uma sociedade mais sustentável está cada vez maior. Isso fez com que o Ministério das Cidades, em parceria com a Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade de Urbana, a Semob, e com o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, criasse e divulgasse uma cartilha bastante especial com a finalidade de orientar melhor os ciclistas sobre como circular com mais segurança pelas vias de grandes e pequenas cidades.

A notícia veio através de um comunicado feito por Gilberto Kassab, atual Ministro das Cidades, no último dia 22 de setembro, informando que a intenção do governo era lançar a Cartilha do Ciclista como uma forma de homenagem e alerta para quem pedala por aí.

O pequeno (mas importante) documento será distribuído gratuitamente em todo o Brasil e também foi disponibilizado em versão online. Além de mostrar os principais cuidados que um ciclista precisa ter antes de sair circulando pelas vias de sua cidade, a Cartilha do Ciclista traz dicas de cuidados com a bicicleta e sobre a sinalização de trânsito que todo mundo precisa conhecer. Procure se informar!

Desenho de ciclista da ciclofaixa presente na Cartilha do Ciclista

O que é a Cartilha do Ciclista?

A Cartilha do Ciclista vai funcionar como um manual de segurança e boas maneiras, facilitando a vida de quem pedala e também de pedestres e motoristas de automotivos. A elaboração não utilizou apenas de informações obtidas a partir de pesquisas do próprio Ministério das Cidades, mas também de dados oficiais do governo federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

A legislação e sinalização de trânsito, por exemplo, regulamentam também as ciclovias e os ciclistas, mas pouco se conhece sobre elas. Então, o documento vem com essa oferta de trabalhar a consciência no trânsito tanto de quem pedala como de quem circula pelas cidades. De acordo com Kassab, antes mesmo do lançamento oficial da Cartilha do Ciclista, 300 municípios brasileiros já haviam pedido a peça para distribuição. A expectativa é que esse número aumente para mil cidades até o final do ano.

Sinais de conversão presentes na Cartilha do Ciclista

Importância do projeto

A conscientização no trânsito vale para todos. Com a Cartilha do Ciclista haverá um relacionamento mais pacífico entre ciclistas, motoristas de veículos e até mesmo pedestres. A cartilha também vem com uma inigualável importância que é a de incentivar o uso desse veículo alternativo, melhorando o trânsito nas grandes capitais e também reduzindo a emissão de gases poluentes. Além disso, há aquele prazer indiscutível em pedalar e desfrutar o meio com muito mais intensidade.

Então se você também pedala, tem intenção de começar a prática ou se encontra ciclistas com muita frequência na sua cidade, que tal conhecer a Cartilha?

Tenha também a sua Cartilha do Ciclista

A Cartilha do Ciclista está em distribuição gratuitamente por todo o Brasil. Caso você não tenha ainda a versão impressa na sua cidade, pode salvar a versão online, distribuída em formato PDF. O documento está no site do Ministério das Cidades.

Você já conhecia a Cartilha do Ciclista? Gostou da ideia? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!