Home Comportamento Cultura Do Atari ao Xbox: os melhores jogos de bicicleta da história!
Do Atari ao Xbox: os melhores jogos de bicicleta da história!
2

Do Atari ao Xbox: os melhores jogos de bicicleta da história!

0
2

Se você cresceu nas décadas de 80 e 90, vai chorar de nostalgia ao relembrar as primeiras pedaladas virtuais de sua infância. Ao fazer uma retrospectiva na história dos videogames, levantamos os melhores e mais famosos jogos de bicicleta, aqueles que faziam você correr pra casa do vizinho ou acordar louco para receber seus amigos, já que nem todo mundo tinha seu próprio videogame.

Os primeiros games eram, de um modo geral, bem simples de jogar. À medida que a tecnologia se desenvolveu, pudemos contar com desafios ainda mais interessantes. Lembra de algum deles?

Paperboy

Este jogo foi criado pela Atari para fliperama e fez um tremendo sucesso nos anos 80. Você é um garoto entregador de jornais que precisa lançar corretamente os jornais andando em sua bicicleta. Além de ter que lançar os jornais somente na casa dos assinantes de segunda a domingo, as ruas eram cheias de obstáculos para desviar. Também havia a opção de vandalizar as casas das pessoas que não eram assinantes =D

Com o sucesso, o jogo acabou sendo adaptado para consoles como NES, Master System e Mega Drive. Mais recentemente, Paperboy foi relançado em versões mobile. Agora você pode entregar o jornal pelo seu smartphone 😉

 

California Games (Jogos de Verão)

Os “Jogos de Verão” foram lançados em 1987 e incluíam diversas modalidades esportivas, como peteca, skate, surfe, patins, bike e outros, variando entre esportes radicais e de praia. O California Games foi um dos games mais populares do Master System no Brasil e também podia ser jogado em outros consoles como o Atari, NES e Mega Drive. No game, já era permitido jogar single ou multiplayer.

Para o Master System:

Para o Megadrive:

 

Mountain Bike Racer

Lançado em 1989 para o Atari, o jogo em 8 bit trazia doze pistas para que o jogador as superasse no menor tempo possível a bordo da sua magrela (que no jogo era bem magra mesmo =P). Montanhas, buracos, pedras e gelo eram alguns dos obstáculos que você tinha que pular por cima.

 

Mountain Bike Rally

Esse jogo é sensacional! Lançado em 1994 para Super Nintendo, você escolhe a bike e um personagem para ser o ciclista. A pista que você poderá correr dependerá da sua qualificação nas corridas. Em cada uma, você acumula pontos. O objetivo é vencer os campeonatos menores até chegar ao qualifier, no qual se zera o jogo. Há diversos campeonatos para competir. Durante o percurso, o ciclista passa por obstáculos (como um pedestre que aparece do nada e tenta derrubá-lo da bike) e pode fazer manobras ao passar por cima das setas coloridas. Embora possa ocorrer de o biker ter acidentes durante o percurso, há um bônus que permite que a bicicleta seja consertada imediatamente. Era comum que os jogos da época não tivessem imagens de violência, por isso a bike nunca é destruída explicitamente.

 

Mat Hoffman’s Pro BMX

Em 2001, seguindo o sucesso do consagrado Tony Hawk’s Pro Skater, a Activision quis expandir a sua linha jogos para outros esportes radicais além do skate. Basicamente, o objetivo do jogo é realizar diferentes manobras em uma bike BMX para somar pontos. Você pode jogar com um dos oito diferentes bikers de BMX, incluindo Mat Hoffman, Rick Thorne e Mike Escamilla. Foi desenvolvido para PlayStation e Dreamcast.

 

Downhill Domination

Lançado em 2003 para PlayStation 2, neste jogo você pode pedalar com bikers fictícios e, à medida que for conseguindo boas colocações na corrida, desbloquear os profissionais e pedalar com eles! Os nomes mais conhecidos são Eric “Ec” Carter, Tara Janelle Llanes, Richie Schley, Brian Lopes e Missy “Missile” Giove.  O diferencial deste jogo é que é baseado no domínio da bike em ladeiras. O jogo possui opção multiplayer, mas há mais opções no modo single player, como a loja de bikes onde você pode comprar acessórios e bicicletas novas, além de dispor de uma maior variedade de pistas para correr. Há três opções de corrida: Freeride, na qual ganha quem chegar em primeiro; Mountain Cross, que é contra o tempo e Technical Downhill com obstáculos pelo caminho.

 

Dave Mirra Freestyle BMX

Dave Mirra mandava tão bem na bike que ganhou um jogo com seu nome em 2000. Outras estrelas de BMX também faziam parte e foi lançado para consoles como Playstation e Dreamcast. O jogo consiste em fazer manobras que são elaboradas durante a pedalada e liberadas na hora do salto. O jogador deve conseguir completar os desafios para subir para os próximos níveis, que são 12 ao todo. À medida que o biker sobe de nível, mais equipamentos são liberados para melhorar o desempenho da bike e ousar manobras mais complexas.

*Dave Mirra teve o recorde de mais medalhas conquistadas nos X Games (24 no total), até 2013, quando foi superado pelo skatista Bob Burnquist. Em 2005, foi eleito o melhor atleta de esportes de ação pela ESPY. Em fevereiro de 2016, foi encontrado morto em suspeita de suicídio :/

 

MotionSports Adrenaline

Com gráficos já bem realistas, foi lançado em 2011 para PlayStation 3 e Xbox 360 e conta com uma série de esportes radicais, entre elas a Mountain Bike. O jogo não atingiu o sucesso esperado pois muitos reclamaram da jogabilidade, principalmente no modo multiplayer, mas vale a pena conferir.