
Enquanto os serviços de bicicletas compartilhadas se espalham cada vez mais pelo mundo e o número de pessoas que utilizam esta forma de transporte por aluguel cresce a cada dia, a norte-
americana Isis Shiffer pensou em uma maneira fácil para todos terem um capacete disponível na mão quando necessário: o EcoHelmet.
Feito de papelão e revestido de uma substância biodegradável à prova d’àgua, o capacete é leve, reciclável e fornece mais segurança para quem vai alugar uma bicicleta, mas não está sempre portando um capacete tradicional. Seu formato, que se parece com o de uma sanfona, faz com que o impacto, em caso de queda do ciclista, seja distribuído igualmente pela estrutura.

“O EcoHelmet resolve um problema óbvio de um jeito incrivelmente elegante”, afirmou o designer industrial britânico James Dyson ao anunciar que a ideia de Isis Shiffer havia vencido a premiação realizada pela sua fundação.
O equipamento é capaz de absorver o impacto da mesma forma que o isopor, material presente nos capacetes tradicionais, mas sem levar cerca de 500 anos para começar a se decompor na natureza. A norte-americana recebeu US$ 45 mil para dar continuidade ao projeto e colocar o produto no mercado ainda neste ano.
A ideia de Isis Shiffer é cobrar cinco dólares por cada EcoHelmet e vendê-los nas estações que alugam bicicletas em máquinas semelhantes às que hoje em dia já vendem, refrigerantes, livros, flores e salgadinhos.