1. Home
  2. Dicas
  3. 5 dicas que todo ciclista iniciante precisa saber
5 dicas que todo ciclista iniciante precisa saber
0

5 dicas que todo ciclista iniciante precisa saber

0
0

Susan McLucas comanda a Bicycling Riding School em Somerville, nos Estados Unidos, há aproximadamente 30 anos. Durante esse tempo ensinando milhares de crianças e adultos a andarem de bicicleta com segurança, ela selecionou algumas dicas que todo ciclista deve saber antes de sair pelas ruas com sua bike.

1) Você vai cambalear. Isso é normal e sempre acontece com iniciantes. Já que é assim, garanta que o espaço ao seu redor é suficiente, não tente passar por lugares estreitos e seja muito atento no trânsito. “Não há nada que você possa fazer para aprender a andar em linha reta do que pedalar mais”, diz Susan.

2) Pratique a frenagem. “É incrível como as pessoas esquecem totalmente os freios quando precisam parar”, afirma Susan, garantindo que frear é uma das habilidades mais difíceis de se dominar. O esquema é tornar o freio instintivo, então pratique diversas situações. No início, utilize mais os traseiros do que os dianteiros. Os da frente são mais fortes, então tenha cuidado! Se apertá-los com muita força, você pode voar por cima do guidão.

3) Pedale no seu próprio ritmo. Se você está pedalando com um grupo, não se esforce demais, pelo menos não no início. Ao invés disso, mantenha o foco na sua pedalada. “Avise as pessoas com quem está andando que você não consegue acompanhar o ritmo delas”, diz Susan. “Eles podem lidar com isso e sempre podem combinar um ponto de encontro mais adiante”. Alguns grupos de ciclistas têm como regra esperar a todos, respeitando o ritmo de cada um.

4) Adapte a altura do selim. “Não é nenhum crime querer colocar os dois pés no chão”, tranquiliza Susan. Um banco baixo pode não ser confortável por muito tempo, mas se isso alivia a sua ansiedade, comece assim. Você pode subí-lo mais tarde, quando já estiver mais confiante.

5) Olhe sempre para trás antes de ultrapassagens. Esta é uma questão de extrema importância em ciclovias e ruas. É comum novos ciclistas se movimentarem para os lados ao reduzir a velocidade sem olhar para trás para ver se têm carros ou outros pedalando por perto. Sempre olhe para frente e para trás antes de encostar para evitar acidentes!

Gostou das dicas? Compartilhe com a gente outras situações que iniciantes devem estar atentos. Com todo mundo informado e confiante na pedalada, todos saem ganhando 😉

Via