1. Home
  2. Dicas
  3. Como prevenir um pneu furado
Como prevenir um pneu furado
1

Como prevenir um pneu furado

0
1

Uma libra de prevenção vale mais do que 100 psi remediando (dependendo da sua preferência) quando se trata da vida útil dos seus pneus.

Infelizmente, faz parte da vida de um ciclista ver o pneu furar em algum momento, mas existem precauções que você pode tomar para reduzir essa incômoda probabilidade. Aí vão cinco dicas simples que fazem a diferença:

Use talco

Jogar talco na sua câmara de ar antes da instalação do pneu faz com que a superfície da borracha fique escorregadia. Isso evita que o pneu e a câmara fiquem presos um ao outro, reduzindo o atrito e evitando a chamada “mordida de cobra”, que é quando o pneu belisca a câmara ao passar em um buraco, por exemplo, furando-a.

“Eu sempre levo um pouquinho de talco comigo. É só jogar sobre a câmara e dar uma boa sacudida”, diz Matt Eames, instrutor do United Bycicle Institute, no Oregon, Estados Unidos. “Tento não fazer muita bagunça e não desperdiçar talco”.

Pare e olhe

Este pode ser um passo óbvio, mas muitos não gastam tempo nisso. Se você achar que passou por um pedaço de vidro, cascalho, ou qualquer outro objeto pontiagudo na rua, pare e inspecione seus pneus. Se qualquer coisa estiver presa no pneu, retire-a com cuidado. Se tiver um lenço, bandana, ou luva, use-o para proteger sua mão enquanto gira suavemente a roda. Se tiver alguma coisa, ela ficará presa no pano. Este passo pode impedir que um objeto cause um furo mais tarde, mesmo que ele ainda não tenha perfurado a carcaça do pneu. É uma boa prática dar uma checada nos pneus a cada viagem.

Use pneus tubeless (sem câmara)

Essa é uma opção mais cara do que as outras, mas comprar um kit de conversão tubeless ou trocar para pneus UST (Universal System Tubeless ou Sistema Universal Sem Câmara), reduz o número de pneus furados e melhora o controle da bike. Sem câmaras, as “mordidas de cobra” não acontecem e a pressão necessária é menor, proporcionando uma melhor absorção de impacto em terrenos acidentados.

Selantes

Se você não pode se livrar das suas câmaras, tente usar um selante. Antes de comprar um, verifique se a sua câmara pede um tipo específico e quanto tempo leva antes que tenha que ser recolocado. Pneus e câmaras podem ser comprados já ‘selados’, mas costumam ser mais caros e um pouquinho mais pesados.

Fitas de Aro e Fitas Anti-Furo

Cada um protege um lado da câmara, o do aro e o do pneu. As Fitas de Aro, como o nome diz, protegem a câmara das terminações dos raios que atravessam o aro e do ilhós, e são feitas de borracha ou tecido. As Fitas Anti-Furo são semelhantes às Fitas de Aro, mas protegem a câmara de objetos que podem penetrá-la pelo outro lado, junto ao pneu. Custam pouco e ajudam muito!.

“Tome cuidado durante a instalação para que a Fita Anti-Furo esteja bem centralizada em relação à banda de rodagem do pneu,” diz Matt. “Você pode acabar protegendo bem as paredes laterais, mas deixando a banda de rodagem mal protegida”.

[Via]