1. Home
  2. Dicas
  3. O que fazer quando um cachorro corre atrás da sua bicicleta?
O que fazer quando um cachorro corre atrás da sua bicicleta?
6

O que fazer quando um cachorro corre atrás da sua bicicleta?

0
6

Popularmente quem mais sofre com cachorros agressivos são os carteiros, mas quem vive pedalando por aí também já deve ter cruzado com algum canino que estava a fim de uma perseguição, né? A ação instintiva do animal é difícil de ser evitada sempre, uma vez que nem todos eles têm donos que os educaram para mantê-los em segurança e longe do alcance dos transeuntes, por isso aí vão algumas dicas para o caso de um cão começar a correr atrás de você e sua bicicleta.

Não fuja!
Cachorros são rápidos e nem todo mundo é um velocista sobre as duas rodas. Ao menos que você esteja em uma descida, dificilmente será mais veloz que o quadrúpede. Portanto, evite acidentes. Em alta velocidade você coloca você, outros pedestres e o próprio cachorro em risco.

Diminua sua velocidade
Apesar de acelerar a pedalada ser a nossa resposta instintiva a uma perseguição canina, ela não é a melhor opção para o caso. Mantenha a calma e diminua a velocidade, pois você descerá da bicicleta na sequência do ato. O cachorro não pode te encarar como uma presa e você precisa demonstrar tranquilidade, segurança e confiança nos seus movimentos.

Use a bicicleta como escudo
Desça da bike e a posicione entre você e o cachorro. Evite fazer contato direto com os olhos do animal, ele poderá encarar isso como uma atitude de confronto. Use a bicicleta para mantê-lo longe de você enquanto caminha para a direção que deseja. Incapaz de agir, o cão provavelmente desistirá da investida.

Ganhe o território
Normalmente os cachorros atacam por uma questão territorial, ele acha que aquela área pertence a eles. Nós sabemos que isso não é verdade e somos bem maiores que eles, com uma bicicleta em mãos, então, nem se fala. Use o seu tamanho combinado ao da bike para mostrar que quem manda é você. Não bata no cachorro, mas use uma voz firme e sua linguagem corporal para mostrar que está no controle e não é uma ameaça direta a ele.

Ofereça uma distração
Caso o cachorro realmente não tenha ido com a sua cara e ainda insista em te encarar, procure dar alguma coisa para ele se distrair e afaste-se da área vagarosamente.

Jato de água
Existe ainda a técnica de jogar a água da caramanhola na cara do cachorro para inibir a sua perseguição por alguns instantes. Depois pedale mais forte pra ir embora logo.

OBS: esteja sempre preparado para uma ação mais intensa. Queremos evitar que tanto você como o cachorro se machuquem, mas se você realmente sente que será mordido e nenhuma das táticas funcionou para afastar o cachorro, aproveite o fato de ter uma bicicleta de metal com você para vencer a briga.