1. Home
  2. Empreendedorismo
  3. Oficina comunitária para bikes, uma ideia boa e barata

Oficina comunitária para bikes, uma ideia boa e barata

0
0

Há alguns anos, a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, contava com um espaço coletivo onde os ciclistas podiam se reunir e arrumar suas bikes. Era a Oficina Comunitária da Cidade da Bicicleta, que funcionou em um imóvel cedido no bairro Menino Deus durante cerca de três anos.

Muito mais do que apenas uma oficina comunitária, o espaço também abrigava palestras, projeções de filmes, reuniões de ativistas, festas, briques e outras atividades culturais. Tudo sustentado pelo trabalho de voluntários que se reuniam no local para compartilhar conhecimentos sobre o conserto de bicicletas. As despesas do espaço eram pagam com doações espontâneas de dinheiro e materiais.

Em 2013, o espaço precisou ser devolvido aos seus donos e a Cidade da Bicicleta teve que ser desativada. Porém, o grupo se mobilizou e, com o apoio da prefeitura da cidade, conquistou uma nova área no tamanho de 674,50 m² para o desenvolvimento de suas atividades. O problema é que ainda faltava a construção para abrigar o projeto.

Garotos prestando atenção aos ensinamentos

Assim surgiu uma campanha de financiamento coletivo, que buscava financiar a construção de uma estrutura básica para o funcionamento da Oficina da Bicicleta, através da compra de um contâiner marítimo para abrigar as atividades da Oficina Comunitária. Futuramente, o espaço deverá contar com um auditório aberto para confraternizações e palestras, instalação de paraciclos, banheiros públicos, uma horta comunitária e espaços para lazer – o projeto conta ainda com a ajuda do escritório de Arquitetura Mãos.

A etapa de financiamento já foi concluída e conseguiu arrecadar R$ 40 mil para a reconstrução do espaço, que promete voltar a reunir os ciclistas da cidade em breve.

mobikers-oficina-05

mobikers-oficina-04

Fotos: Reprodução Vimeo.