1. Home
  2. Mobilidade
  3. Urbana
  4. Esqueça o carro por pelo menos um dia. Na terça, vá de bike!
Esqueça o carro por pelo menos um dia. Na terça, vá de bike!

Esqueça o carro por pelo menos um dia. Na terça, vá de bike!

0
0

Se você ainda não adotou costumes mais saudáveis e limpos para se locomover pela cidade, a próxima terça-feira (22/9) pode servir como um belo incentivo para você ver que isso é possível. Pela 15ª vez, o Brasil participará do Dia Mundial Sem Carro, ação que foi criada em 1997 na França e, desde então, se espalhou por diversos países do mundo.

Se você tem carro, esqueça-o por pelo menos um dia. É uma atitude que pode até parecer pequena, mas tem potencial para causar grandes mudanças na sua vida e na da sociedade como um todo. Mudanças que nós precisamos tornar realidade rapidamente, afinal, só no estado de São Paulo, por exemplo, cerca de 15 mil pessoas morrem por ano por causa da poluição do ar.

Essa poluição que destrói nosso sistema respiratório e mata é causada, em grande parte, pela queima de combustíveis fósseis de carros, motos, ônibus e caminhões. E é grande parte mesmo! Estes veículos são responsáveis por 95% das substâncias tóxicas que vão para o ar que respiramos diariamente nos centros urbanos.

O Brasil tem nas ruas um carro para cada quatro habitantes. São cerca de 50 milhões de escapamentos jogando quantidades insustentáveis de substâncias como monóxido de carbono e dióxido de carbono na atmosfera e, consequentemente, em nossos pulmões. Portanto, cada dia, mesmo que seja só um, sem inalar esse veneno, faz a diferença. Pense nisso!

A ideia é que 22 de setembro seja apenas o primeiro de muitos dias para respirarmos melhor. Use a bike para se mover pela cidade. Muitas delas contam com ciclovias que estão aí para serem usadas. Cada pessoa que anda pelas faixas exclusivas incentiva outras a fazerem a mesma coisa. Cada um é capaz de servir de exemplo para o outro, e só assim, com um contagiando o outro, poderemos consertar os caminhos tortos que seguimos.

Semana da Mobilidade já está rolando

Se você mora em São Paulo, pode participar de uma série de atividades que terão como foco a redução de acidentes de trânsito e a mobilidade sustentável. Desde o dia 12 de setembro, palestras, festivais, tours, peças de teatro, debates e outras ações estão espalhadas pela cidade. A programação se intensificou na última sexta-feira e vai seguir até o dia 25 com muita coisa legal. Ao invés de Food Truck, vai ter até Food Bike!

Foto: Leandro Franco Oliveira