1. Home
  2. Mobilidade
  3. Urbana
  4. Nike fecha acordo com Portland para lotar a cidade de bicicletas
Nike fecha acordo com Portland para lotar a cidade de bicicletas

Nike fecha acordo com Portland para lotar a cidade de bicicletas

0
0

Portland, a cidade mais populosa do estado de Oregon, nos Estados Unidos, é um exemplo de desenvolvimento sustentável. Com diversas políticas de preservação ambiental, o município é considerado um dos locais mais “verdes” dos EUA. Muito disso se deve a um dos meios de transporte mais populares: a bicicleta. Nenhuma outra cidade do país possui tantos ciclistas e, se depender da Nike, esse número vai aumentar cada vez mais.

Nike Biketown
Foto: Felicity J. Mackay / Portland Bureau of Transportation

Nike Bikes

Um acordo assinado entre a cidade de Porland e a Nike prevê a disponibilização de mil bicicletas para cobrir grande parte da área da cidade. O maior projeto de compartilhamento “inteligente” de bikes da América do Norte recebeu o nome de Biketown. Após uma longa negociação com as autoridades locais, a empresa de materiais esportivos decidiu pagar 10 milhões de dólares nos próximos cinco anos pelo direito de estampar seu logo e cores em todas as bicicletas que serão usadas no Biketown. A Nike também poderá explorar quiosques, materiais promocionais e anunciou que irá lançar acessórios personalizados para transformar o visual das bikes.

Como funciona a Biketown

Além dos 10 milhões da Nike, o programa de compartilhamento de bicicletas também utilizou dois milhões da verba federal, que foi utilizada para pagar os gastos iniciais do projeto. A estimativa é que a Biketown seja autossustentável, gerando despesas que não excederão a arrecadação com o aluguel das bikes. Alugar uma bicicleta na cidade por 30 minutos terá o custo de US$ 2,50, menor taxa de todo o país. Além disso, será possível comprar uma franquia de minutos por 10 ou 15 dólares, que permite utilizar o meio de transporte 90 minutos por dia.

Nike Biketown
Foto: Felicity J. Mackay / Portland Bureau of Transportation

Portland: a cidade das bicicletas

Na contramão da cultura norte-americana que prioriza a locomoção por carros, Portland possui organização e infraestrutura voltadas às bicicletas. Ciclovias que cruzam a cidade de ponta a ponta, paraciclos em todos os cruzamentos, velocidade de carros reduzida e rack para transporte das magrelas nos ônibus fazem da cidade um exemplo não só nos Estados Unidos como no mundo.

Potencial de propaganda

O acordo mostra uma inclinação diferente nos gastos da Nike com marketing. Se antes todo e seu investimento era em patrocínio de atletas profissionais e equipes esportivas, agora a gigante do setor de materiais esportivos está ampliando suas ações para estar mais presente no cotidiano de “pessoas comuns”. Com suas bikes por toda a parte, será possível ver o swoosh (logo da empresa) sempre bem destacados no ambiente.

De acordo com Jorge Casimiro, vice-presidente da organização, o programa pretende encorajar as pessoas a incorporar a prática de atividade física em sus rotinas diárias. Além da Biketown, a empresa também poderá estampar a sua logo em parque locais e escolas que receberem financiamento para reformas e novos equipamentos.

A Nike não é a única companhia do setor a investir nesse tipo de ação. A Under Armour, uma de suas principais competidoras, fez um acordo parecido com a cidade de Portland para o financiamento da reforma de um dos maiores parques locais, onde a empresa também inaugurou um grande escritório.

Nike Biketown
Foto: Nike.com
Nike Biketown
Foto: Nike.com
Nike Biketown
Foto: Nike.com

 

Fotos em destaque: Nike.com