É claro que as impressoras 3D também podem fazer bicicletas
As impressoras 3D poderão ser conhecidas no futuro como as máquinas que revolucionaram o modo como a sociedade passou a produzir seus bens de consumo. E como tecnologia capaz de fazer uma infinidade de objetos, ela também pode fazer bicicletas que não devem nada a ninguém. É o caso de um projeto realizado na Holanda.
A bike
A bicicleta de aço inoxidável desenvolvida pelos estudantes holandeses recebeu o nome de Arc e pesa aproximadamente o mesmo que uma bicicleta de aço tradicional. Tem uma estrutura que é capaz de aguentar tanto o peso dos ciclistas como os impactos com o chão nas ruas das cidades e em trilhas localizadas em regiões mais afastadas e acidentadas.



Esse não é o primeiro caso de quadro de bicicleta feito em impressora 3D que se tem registro, muitos já foram feitos utilizando a tecnologia, como o da DFM01. Desenvolvida por designers japoneses, ela ficou muito conhecida no início de 2015.
No entanto, este é o único caso em que não se utiliza a técnica para derretimento do aço por meio de lasers, e sim pelo acúmulo de resina e técnicas de soldagem.
O processo de fabricação
A fabricação do novo protótipo de bicicleta feita em impressora 3D foi desenvolvido por um grupo de estudantes universitários da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. No processo, que conta com o apoio de uma grande empresa do segmento sediada em Amsterdã, a MX3D, as bicicletas são impressas pelos equipamentos, utilizando-se de uma técnica de acumulação de metal.
De acordo com os idealizadores do projeto, ao contrário dos sistemas de impressão 3D comuns, onde os materiais se acumulam horizontalmente, a nova técnica permite o depósito metais ou resinas em qualquer superfície, independente de ser horizontal ou vertical, sendo o acúmulo feito por um braço robótico que faz parte da impressora.
Durante a fabricação, as colunas de metal endurecem rapidamente, o que possibilita o desenvolvimento de uma bicicleta completa, com muitos detalhes, o que até hoje era impossível de ser feito nas impressoras 3D tradicionais.


Aperfeiçoamento da técnica
Recentemente, a MX3D lançou no mercado um novo modelo de impressora 3D que utiliza solda ao invés de resina. Nesse processo, em que a técnica desenvolvida pelos estudantes foi aperfeiçoada, bolhas de metal líquido são acrescentadas umas às outras, conforme vão endurecendo.
Os representantes da MX3D disseram que, a partir da ideia desenvolvida pelos alunos da Universidade de Tecnologia de Delft, a tecnologia poderá ser aperfeiçoada para fabricar objetos ainda mais complexos.
Se a bike já é impressionante, imagina o que mais pode ser criado pela frente…

Outros projetos que chamam nossa atenção e vale conferir, acompanhe nossa lista:
3DP-F1 Flying Machine



FIX3D de James Novak


Empire MX6-R Titânio



Luna Bike Conceito em Nylon


