Home Tecnologia Pedale 60 minutos e gere energia por 24 horas em sua casa!
Pedale 60 minutos e gere energia por 24 horas em sua casa!
8

Pedale 60 minutos e gere energia por 24 horas em sua casa!

0
8

Você se exercitaria durante uma hora por dia se soubesse que geraria energia para sua casa por 24 horas?

Muita gente costuma reclamar dos altos preços nas contas de energia elétrica e de não ter tempo para praticar exercícios, mas esta invenção é capaz de resolver as duas questões. Ah, e sem sair de casa!

De acordo com o bilionário indiano Manoj Bhargava, CEO da Free Electric, com a sua bicicleta híbrida é possível abastecer um lar com energia elétrica se exercitando por pelo menos uma hora ao dia.

pedala-energia-casa-02
Manoj Bhargava, CEO da Free Electric – Foto: National Geographic

Legal, né? Funciona da seguinte maneira: ao pedalar a bike, essa ação se torna um gerador capaz de armazenar energia. Isso quer dizer que, se um morador de uma zona remota quiser abastecer sua casa com energia elétrica por 24 horas, basta ele pedalar uma horinha. Simples!

O homem de negócios e filantropo Manoj conta que ele e seu time desenvolveram a bicicleta justamente para solucionar um problema que para muita gente parece mentira nos dias de hoje: a falta de energia elétrica.

Atualmente, 1.5 bilhão de pessoas vive sem eletricidade (fonte: revista Exame / junho de 2015). Em algumas regiões, as pessoas têm acesso a apenas 2 ou 3 horas de energia por dia.

pedala-energia-casa-01
Foto: National Geographic

Com energia elétrica limpa, livre e de fácil acesso, pessoas mais pobres que não possuem o recurso poderão não somente ter luz em suas casas, mas também conexão à internet, estimulando a educação em diversos setores.

O CEO reforça que o motivo das pessoas pobres permanecerem pobres se dá justamente pelo fato de não terem eletricidade disponível. E ele vem para resolver isso através de uma bike!

Como foi dito, uma bicicleta dessas pode tranquilamente abastecer uma vila inteira com energia se cada morador gastar uma hora por dia pedalando.

Por outro lado, em nações mais desenvolvidas, a bicicleta pode ser utilizada para reduzir os gastos exorbitantes nas contas de luz e ainda estimular o exercício físico, diminuindo as taxas de obesidade.

O projeto não está sendo comercializado no momento, mas o plano de Manoj é distribuir pelo menos 10 mil bikes pela Índia ainda este ano. Modesto e confiante, ele afirma investir 90% de sua riqueza em pesquisa voltada para o bem-estar de pessoas menos afortunadas.

pedala-energia-casa-03
Foto: National Geographic

Confira o vídeo (em inglês)